17 julho 2006

Estas ONGs estão a serviço de quem?

Segunda, 17 de julho de 2006, 19h54
ONGs denunciam à ONU maus-tratos em Araraquara

A situação dos presos do complexo penitenciário de Araraquara, no interior do estado, foi denunciada em documento enviado à Organização das Nações Unidas (ONU) pelas organizações de direitos humanos Justiça Global, Pastoral Carcerária, Movimento Nacional de Direitos Humanos Regional São Paulo, Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura (Acat-Brasil), Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITCC) e Centro de Direitos Humanos de Sapopemba.

O documento, uma espécie de petição comunicando e detalhando problemas na unidade prisional de Araraquara, foi encaminhado à ONU na última quinta-feira (13). "A situação lá é muito temerária. É de muita insegurança e muito grave, porque os presos estão expostos a uma situação muito concreta de perigo de vida, de violação das suas vidas, de sua integridade física, num espaço que não tem condição nenhuma para abrigá-los", afirmou Carlos Eduardo Gaio, diretor de Relações Internacionais do grupo Justiça Global.

Observações minhas:

Quando estes bandidos presos roubaram, estupraram e mataram, nenhuma destas ONGs apareceu para defender as vítimas. Quando eles destruíram o presídio, daí resultando a situação atual, nenhuma delas também se manifestou. Porque só agora? Certamente você sabe a resposta...